quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Receita: Bolo de Caneca - Chocolate

Olá ^^

Eu já estou com uma nova receita, bem simples! Bolo de caneca!

Fazia muuuito tempo desde que eu não tinha microondas em casa, mas de lá para cá achei algumas receitas de gostosuras por microondas, então pretendo fazer algum uso desse eletrodoméstico :3

Achei essa receita aqui, e pelo que pesquisei essa foi a receita que se tornou meio que viral nos sites de receita. Eu a fiz quatro vezes até agora, e fui personalizando. Mudei as medidas de certos ingredientes para diminuir o gosto de ovo e fazer o bolo crescer mais. Também esmiucei melhor o modus operandi.


Receita: ovolactovegetariana
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 1 xícara de chá


Bolo de Caneca de Chocolate


Ingredientes:
 
1 ovo pequeno
4 colheres de sopa de leite (usei 5)
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa (rasas) de chocolate em pó (usei Nescau)
4 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo (usei 5)
4 colheres de sopa (rasas) de açúcar (usei mascavo)
1 colher de café (rasa) de fermento em pó (usei um terço de colher de sopa)


Modo de fazer

Abra o ovo já na caneca que pretende usar e o bata usando um garfo. Tente, se puder, criar bolhinhas. Depois de estar o mais homogêneo possível, acrescente o chocolate, o açúcar, o óleo e o leite. Bata ou misture mais. Quando estiver, de novo, homogêneo, acrescente a farinha e o fermento. Recomendo a colocar uma colher de farinha, misturar até homogeneizar, então colocar a segunda e assim por diante. Deixe o fermento por último. Então asse em um forno de microondas por 3 minutos, em potência alta.

Modo de fazer
(fotos) 







Dicas e Observações

♣ A massa tende a embolotar na hora da farinha, mesmo colocando aos poucos. Truques que adotei para tentar embolotar menos: usar uma colher para misturar essa última parte, em vez de um garfo, e (se quiser) peneirar a farinha antes. Claro, cabe a você pensar no quanto de trabalho quer ter em um bolo de caneca.
♠ Para desembolotar, esprema as bolinhas de farinha contra a lateral da caneca, usando sua colher. Verifique às vezes se não tem massa grudada nela.
♥ No meu microondas o bolo já ficou bem assado em dois minutos e meio, usei esse tempo na última receita.
♦ Na hora de colocar aqueles quatro ingredientes no ovo batido, gosto de acrescentar primeiro os secos e depois os líquidos. Isso porque evita desperdício dos ingredientes secos; eles não terão nada grudando-os à colher.
♣ Depois de colocar o fermento, tente não mexer mais tanto a massa. Apenas misture o suficiente para sentir que o fermento se diluiu e que está espalhado.
♠ Fiz a receita ao pé da letra nas primeiras duas vezes mas senti um sabor muito forte de ovo. Por isso modifiquei, acrescentando mais farinha e leite.


 


Espero que gostem~! Tentei lembrar de tudo que fiz durante a feitura do bolo, mas a memória sempre falha às vezes...

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário