sexta-feira, 7 de março de 2014

Receita: Chá de canela, cravo-da-índia e limão

Olá ^^

Alice está levemente resfriada. Infelizmente volto logo para Floripa, de forma que não valeria a pena comprar ingredientes para o Chá Anti-Gripal. Assim, improvisei uma espécie de chá que poderia me ajudar.

Bom, primeiro, tive de dar um tempo no leite. Para quem não sabe, laticíneos estimulam a produção de secreções, e no caso meu nariz ficaria ainda mais entupido D: Como preciso beber muita água e comer coisas quentinhas e sem relação com laticíneos, chás e sopas são o ideal \o/

Agora uma lista que não resisti a fazer (novamente):
Canela: tem propriedades contra doenças respiratórias, por ser expectorante e anti-inflamatória. É especialmente indicada contra a bronquite, os resfriados e a tosse. Leia mais.
Cravo-da-Índia: complementa o tratamento de bronquite, tosse e síndromes gripais, pelas suas propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e antiviral. Leia mais.
Limão: aumenta as defesas do organismo, combatendo gripes e inflamações das vias respiratórias graças à sua riqueza em vitamina C. Leia mais.

 

Receita: vegetariana estrita
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 1 xícara de chá


Chá de canela, Cravo-da-Índia e Limão




  Ingredientes:

♣ 4 cascas de canela
♠ 6 cravos-da-índia
♥ Meio limão
♦ Açúcar mascavo à vontade
♣ 1 xícara de chá de água mineral



Modo de fazer
Coloque em uma leiteira a canela e o cravo--da-índia e reserve. Ferva a água em uma chaleira e, após a fervura, passe a água para a panela/leiteira. Cubra e deixe a mistura fervendo por dois minutos ou até que ache que está forte o suficiente. Sirva em uma xícara, esprema o limão dentro e coloque açúcar.

Dicas e Observações

♣ Você também pode cortar o limão em rodelas e colocar para ferver junto da canela e o cravo.
♠ Se tiver mel em casa, prefira adoçar o chá com mel (no caso de estar gripada/resfriada). Particularmente eu também acho mais saboroso.
♥ Quanto mais tempo você deixar a misrtura fervendo, mais forte o chá ficará. Infelizmente, então, depende muito de gosto/preferência o tempo de fervura.
♦ Chá com água mineral fica mais saboroso.


Espero que gostem desse chá! Sei que foi um post bem bobinho, mas fui eu mesma que tirei a foto (yay!) e quis aproveitar o tempo de ânimo para postar para... Bem, não diminuir o ritmo.

Até mais!

6 comentários:

  1. Eu amoooo chá e não imagino uma vida sem! Meu preferido é o que minha avó faz nos aniversários dela, de maçã com cravo e canela! <3 Quando tomo com fim para curar algo, na maior parte das vezes é em função de inflamações/infecções na garganta. Daí é malva e já era! xD

    LINDA a foto! Fofíssima a caneca ~ <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nçao tenho muito costume de chá, mas ando enjoando do sabor do leite e deixando de gostar =/ então acho que acabarei apelando mais para chás! \o/

      Esse de maçã de cravo e canela (malz a pergunta tosca, mas) é natural ou de saquinho? Parece bem gosto, experimentarei fazer! Em geral faço os de saquinho e "complemento" com canela extra, ou mel, ou cravo-da-índia, etc.

      OBRIGADA! Viu minhas habilidades evoluindo?! ♥

      Excluir
  2. Com certeza irei fazer! Aliás, esse vai para minha lista dos chás que devo tomar no outono e inverno ♥ Eu realmente amo chás ♥
    Como sempre, seu blog esta muito bonito ☺ Espero sua visita no meu blog ( agora eu recomecei meu blog. Ele será escrito por eu e mais duas meninas :) não espere muita coisa lá pois recomecei ele agora XD
    Bjs de lasanha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha, yay! XDDD Lolitas são quase todas fanáticas por chá, é incrível isso! XD

      Nyah, obrigada pelo elogio! Estou bem orgulhosa mesmo do novo layout! Fiquei tempos pensando em como fazer, pesquisando imagens, e adorei o resultado! Dá aquele orgulho ao ver tudo feito, né?!

      Ah, darei uma olhada! ^^

      Obrigada, beijos de nhoque! (minha massa favorita *-*)

      Excluir
  3. Uso todos estes ingredientes, macero e não levo ao fogo. Fica uma espécie de xarope muito saboroso, tomo e gosto de comer o limão.
    Li na Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, obrigada pela dica! *-* vou tentar fazer!

      Excluir