terça-feira, 4 de março de 2014

Filme: Frozen

Olá!

Bom, eu nunca fui muito letrada em filmes. Nunca assisti muito, sempre boio e fico por fora quando se fala em filmes. No entanto, tenho ficado mais interessada em assistir e me atualizar um pouquinho.

http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20131002122858/disney/images/5/58/Frozen-movie-poster.jpg

Comecei por Frozen, porque... Estava curiosa. Tinha ouvido falar bem e foi o último lançado pela Pixar. Me pareceu uma boa forma de começar. Aviso que a intenção não exatamente uma resenha, então talvez tenha spoilers no que falarei. Mas coloquei aviso então creio que tudo ficará bem :3


Sinopse/Enredo

http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20131103205459/disney/images/6/66/Frozen_castposter.jpg

Elsa é a princesa do reino de Arendelle. Ela nasceu com o poder de criar gelo e neve, herança do pai, e tem uma irmã caçula, Anna. Quando as duas eram crianças, houve um incidente com os poderes da mais velha e Anna quase morreu. Elsa e os pais, assustados, decidem que é melhor Elsa não ter mais contato com outras pessoas, até que aprenda a controlar seus poderes. Pouco depois, as meninas ficam órfãs. Por medo de machucar Anna, Elsa continua a manter-se isolada (o que culmina também no isolamento da caçula). Essa situação permanece até a maioridade da  Elsa, em que ela assume como Rainha e para a coroação os portões do castelo são abertos. Os poderes de Elsa, ao longo dos anos, tornaram-se apenas mais fortes e ela consegue controlá-los cada vez menos, apesar de conseguir mantê-los em segredo. Mas, claro, manter segredo de poderes estando sozinha no quarto é fácil. Em público fica tudo mais difícil e acontece um incidente em que todo descobrem sobre os poderes da rainha. Ela foge, deixando o reino em um inverno eterno que ela não sabe como parar. Elsa nunca conseguiu controlar o que fazia, que dirá reverter a magia. Enfim, com Elsa sumida, Anna vai atrás de sua irmã, para salvar o reino e trazer sua família de volta.


Minha opinião sobre o filme

Gostei muito dele. Infelizmente tenho me atraído por enredos mais densos e fortes, adultos. Então acho que não estava realmente preparada para um infantil XD assim que lembrei do público-alvo, passei a dar menos relevância à ação do enredo e mais a outras que já tinham me impressionado. Vamos a elas:
♣ A trilha sonora (viciei em "Let It Go" e baixei nada mais e nada menos que 10 versões dela)
♠ A qualidade gráfica. Os filmes da Pixar estão cada vez mais naturais, adorei ver as expressões faciais das duas irmãs e alguns maneirismos passados para a tela.
♥ O carisma dos personagens
♦ As piadas
♣ A ligação entre a Elsa e a Anna: para mim este foi o ponto-chave, e foi o que mais fez o filme valer a pena. Para mim é a representação de ambas a maior quebra de clichês, em especial quanto a princesas de contos-de-fadas. Acredito que seja aqui o spoiler, então: [elas são fortes e guerreiras, determinadas de uma forma diferente das princesas Disney mais antigas. Claro que foi um processo gradual e NADA supera Mulan, mas ainda achei muito bom o fato das protagonistas serem duas mulheres, a engrenagem principal da história ser a relação das duas, e o fato de uma salvar a outra. Observando o filme, elas são ajudadas, mas no geral são elas que salvam e duelam.]
♠ A complexidade da personalidade da Elsa

http://images6.fanpop.com/image/photos/35800000/Elsa-and-Anna-Wallpapers-frozen-35894707-1600-1200.jpg
As irmãs ♥

Para mim realmente o ponto alto foi o tipo de heroína mostrado. Mas o Olaf, o Sven e o Kristoff me conquistaram também, com seus carismas.

Infelizmente, o que me conquista em um livro ou filme é o enredo e a psicologia dos personagens, de forma que uma animação incrível e músicas legais não salvam o filme. Teve momentos em que fiquei meio entediada, me perguntando o que iria acontecer de ação... Minha única crítica é essa: não me parece acontecer muita coisa no filme. Ele não me surpreendeu muito, no sentido do enredo.Claro que acontecem coisas que não se esperava, mas não eram coisas que "nossa, eu não imaginava!!!". Acaba sendo um filme previsível, exceto por uma surpresinha que não contarei qual é ^^

Às vezes fico um pouco preocupada/chateada em ver grandes animações com um enredo pouco inovador, porque fico com a sensação de que investe-se demais na qualidade gráfica, como se ela fosse capaz de levar o filme nas costas, e não é essa a minha percepção. Não é isso o que funciona para mim, e por isso foi tão valioso eu ver algo além disso neste filme.

Acho que outra crítica seria de que o fim ficou um tanto forçado e repentino, mas dá para entender e encaixar no "final feliz de contos de fada Disney".


Frozen e "A Rainha da Neve"


Frozen foi lançado em 2013 e é baseado em um conto do Hans Christian Andersen. Fiquei toda "uaaaau *0*", porque... Bom, eu gosto de contos de fadas (os originais), e sou bem curiosa sobre o assunto, mas nunca pesquisei apropriadamente ao ponto de saber todos os contos e coisas assim. Então não conhecia esse, que se chama "The Snow Queen". Foi uma boa pesquisa de fazer ^^ Infelizmente só o encontrei em inglês.

 

Pretendo ler melhor o conto e falar, talvez, sobre as diferenças entre filme e original. Desconfio que seja meio "chover no molhado", porque a Disney sempre modifica muito os contos de fada e tal, e pelo que já notei Froze foi uma adaptação bem livre do original. De qualquer forma fica o link do conto para quem tiver se interessado ^^

Espero que tenham gostado do post, até mais! ♥

2 comentários:

  1. A única coisa que eu realmente não gostei no Frozen, foi que removeram a cultura Saami da história, que era muito importante. Já não tem muita representação de povos indígenas nas histórias dos contos de fadas, então remover deliberadamente onde eles aparecem é bem chato. Poxa Disney :(
    De resto, eu realmente amei o filme, por todos os motivos que você citou <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Chad, só agora vi seu comentário, desculpa >":

      Eu ainda estou adiando a leitura do conto que originou Frozen u.u' Mas se você diz que retiraram e tal, e não duvido que tenham mesmo retirado, é uma pena >:

      Outra coisa que me vi pensando depois foi que passei a achar o filme meio "infantil" demais. Tipo, músicas demais e situações engraçadas muito infantis. Mas isso não tirou muito do charme do filme, para mim ♥

      Obrigada pelo comentário :3

      Excluir