terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Receita: Mandioquinha com cominho

Olá, como vão? ^^

Sim, faz tempo que não faço receitas, mas ontem me aventurei e fotografei uma coisa bem simples que fiz. Particularmente, achei uma ideia muito boa a que tive, achei que ficou bem saborosa.

Como muita gente que conheço não é muito familiarizado com mandioquinha, aviso que mandioquinha não é mandioca. São coisas diferentes, e peguei imagens para mostrar.

mandioquinha ou batata-baroa
Mandioquinha
http://www.ceasacampinas.com.br/intranet/images/mandioca.jpg
Mandioca
Os links levam para informações sobre esses alimentos, no site Cantinho Vegetariano. Para quem se interessa, acho que é interessante, pois fala até das propriedades nutricionais e medicinais dos alimentos ^^

Vamos à receita!


Receita: vegetariana estrita
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 3 xícaras de chá (?)



Mandioquinha com cominho

  Ingredientes:

♣ 4 mandioquinhas médias em pedaços pequenos
♠ 1 colher de chá de cominho
♥ 2 colheres de chá de sal
♦ 1 cebola e meia picada
♣ Óleo


Modo de fazer

Raspe as madioquinhas para tirar a casca e depois pique (as mandioquinhas :'3). Coloque-as em uma peneira de metal ou algo assim e cozinhe-as no vapor por mais ou menos meia hora, ou até ficarem macias e bem amarelas. Reserve.
Coloque óleo em uma panela ou frigideira e refogue a cebola. Quando estiver dourada (quase ao ponto de queimar, mesmo), acrescente a mandioquinha, o cominho e o sal. Mexa para espalhar o sal e o cominho por todos os pedaços de mandioquinha. E sirva ^^


Receita em imagens









Dicas e Observações

♣ A quantidade de sal e cominho que indiquei são as que eu usei, mas recomendo que se faça mais "a gosto" e enquanto você cozinha você provar o sal e, à sua vontade, colocar mais ou menos.
♠ Use o mínimo de óleo possível. No caso, a minha receita foi óleo demais (tentei tirar foto da ceblo para mostrar como estava brilhate X_x)
♥ Para descascar a mandioquinha, use aqueles descascadores/raspadores para evitar desperdício de mandioquinha. Porque na hora de descascar e tal, sempre acaba saindo meio grosso e nisso vai mandioquinha fora. Se não me engano também funciona raspar com uma faca.
♦ Também fica bom colocar um alho picado no meio disso aí.
♣ Outra sugestão é, quando terminar, misturar salsinha à mistura (?)


Espero que tenham gostado da receita! ^^

2 comentários:

  1. Moça, você gosta um bocado de cebola, héin?! xDDD Brincaderinha, não me leve a sério!
    Eu nunca comi mandioquinha. Seria acompanhamento?! Vi que dá para fazer creme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro cebola! 8DDD E alho! Fui criada tendo muito costume por temperos XD

      Mandioquinha é bem gostoso, uma pena que não é muito comum no sul do país, pelo que notei. E sim, é um acompanhamento. Digo, nutricionalmente poderia ficar no lugar do arroz, mas o costume é meio que feijão + arroz + mandioquinha. Eu adoro.

      Em especial, gosto de fazer creme com ela ^^ fica muito boa como purê e como sopa-creme. Acho mais saborosa do que batata, e meu jeito favorito de comer é como sopa-creme, mesmo. Vivo botando mandioquinha na sopa para o caldo ficar mais grosso, porque ela cozinha muito mais rápido do que os outros ingredientes da sopa. Você bota na pressão por, sei lá, meia hora e se os pedaços estão como na receita de hoje, ela se desfaz e fica diluída no caldo.

      Ufa! Me animei! :'D

      Excluir