sábado, 2 de novembro de 2013

Receita: Butterbeer Latte

Olá!

Como estão?

Sim, já estou com novo post! Decidi começar com uma receita que, na realidade, eu achei na internet em uma imagem muito fofa.



Viciei nessa bebida por um tempinho, e fiz mais vezes do que seria saudável 8D Já aviso que ela é, como deve dar para notar, uma adaptação da cerveja amanteigada, de Harry Potter, e não leva álcool. Pena que não fotografei o que fiz... Mas vamos lá!

Quem quiser a receita original, pode olhar a imagem. A da receita abaixo é a que eu mesma faço. Fui personalizando de forma bem leve.

Infelizmente, para mim, essa receita depende um pouco mais da intuição e ainda não consegui fazer de uma forma que me satisfez completamente. Por mais truque que eu use, a manteiga e o leite não se misturam por muito tempo. Então as instruções estão um pouco chatinhas, e decidi fazê-las assim em vez de só ir acrescentando dicas e observações ao fim, embora ainda assim eu tenha acrescentado dicas.
 


Receita: lacto-vegetariana
Grau de dificuldade: médio (por causa dessa questão de intuição)
Rendimento: 1 xícara


Butterbeer Latte

  Ingredientes:

♣ 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
♠ 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (às vezes uso 3)
♥ 7 xícaras de leite (eu uso uma ou duas, mantendo as outras medidas como são)
♦ 1 colher de chá de essência de baunilha
♣ Canela a gosto


Modo de fazer

Em uma leiteira (eu uso leiteira u.u), misture a manteiga e o açúcar o máximo que conseguir, tentando diluir o açúcar na manteiga. Já aviso que eles não vão se misturar muito bem, porque o açúcar mascavo não derrete facilmente (ou simplesmente não derrete). Apenas depois da tentativa de misturar, você liga o fogo o mais baixo possível e vá tentando misturar. Se conseguir, desligue antes da manteiga derreter completamente. Depois acrescente tudo menos o leite e misture. Em seguida, vá colocando o leite bem aos poucos: coloque um pouquinho e misture, depois mais um pouquinho e misture de novo, etc. Quando o leite for todo colocado na leiteira, religue o fogo e aqueça o leite até ficar na temperatura que você quer.


Dicas e Observações

♣ Como já falei, grande parte das atitudes com o leite são para tentar misturá-lo melhor à manteiga. Notei que ela fica mais "misturável" antes de derreter completamente, por mais que isso soe estranho. Mesmo assim, na hora de beber, sempre aconteceu da bebida ficar bifásica, com a manteiga toda acumulada em cima do leite, e para beber eu tinha que ficar misturando com uma colher.
♠ Quando fiz a receita exatamente como dizia nas instruções, achei-a um tanto sem gosto, daí que decidi diminuir a quantidade de leite (até porque sou uma pessoa só aqui em casa, não daria conta de beber tudo de uma vez)
♥ A receita é do tumblr de um australiano. Ele mesmo criou a receita, fez a imagem e achei no tumblr dele. Por isso talvez as medidas estejam diferentes das da "receita correta", na hora da conversão (achei 7 xícaras meio demais)
♦ Essa é uma receita bem gorda (?).
♣ Recomendo a tentar esquentar o leite o mínimo possível, também por causa dessa coisa de misturar leite e manteiga. De qualquer forma, ainda não descobri uma forma dos dois realmente se misturarem.


Bom, espero que tenham gostado! Não sei, no entanto, se acharão saboroso. Eu particularmente achei meio perturbador ver a manteiga acumulada acima do leite, fiquei meio "... Estou... Bebendo... Manteiga... Líquida..." e preocupada com saúde e peso, mas exceto por isso... Não me julguem! ><"

Fico devendo a foto da receita, prometo tirar da próxima vez que a fizer. Fiz umas 10 vezes durante o inverno, mas agora que está chegando o verão não tem muito porque fazer bebidas quentes aqui.

Abraços gordos e amanteigados! ♥

2 comentários:

  1. Ótima receita, vou tentar fazer ela aqui em casa, e tentar não me preocupar com a questão da manteiga acumulada em cima hahahaha xD

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! ^^ Depois que fizer, me fale se gostou e talz. E, sim, tente não ligar 8D

    ResponderExcluir