quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Agatha Christie's Poirot

Olá ^^

Como estão vocês?

(EDIT: postei isso ontem, mas notei erros de digitação e que esqueci de colocar alguns links, então editei hoje, dia 08/11/2013)

[poirot2.jpg]

Venho aqui postar sobre um seriado que estou acompanhando. Ele durou 20 anos, começando em 1989 e terminando em 2009. Muitas temporadas têm poucos episódios, pareceu realmente algo feito a longo prazo para ser exibido aos poucos.

Sou fã da Agatha Christie há anos, acho que desde que eu tinha 12 anos. Li assiduamente acredito que mais de metade da obra dela, tenho coleção dos livros (que organizo por ordem cronológica). Não sei muito da biografia dela porque, afinal, gosto das obras.  Sei um pouquinho.

Enfim, isso explicado, vamos ao seriado! Porque, como deve dar para notar pelo nome, é uma série baseada nos livros da Agatha. Os episódios variam entre 50 minutos e 1h40min, e cada um conta a estória de um livro protagonizado pelo detetive Hercule Poirot.

O seriado é da BBC e, como Poirot, temos David Suchet (um ator que eu não conhecia mas que agora começarei a procurar mais). Aliás, agora, editando, encontrei esta notícia muito interessante que traduzo em parte e com certas liberdades de tradução:

Com "Agatha Christie's Poirot" sendo assistido por 700 milhões de pessoas, transmitido para 100 países e traduzido em 80 idiomas, alguns talvez se perguntem por que o Teatro Real de Nottingham foi escolhido para o lançamento da biografia que fala sobre os 25 anos de David Suchet interpretando o incrível (?) detetive.

Digo, uaaaau, eu não sabia que a série fazia tanto sucesso! (?)

http://1.bp.blogspot.com/-9fzvMZRiDsg/UYGSz8I4XxI/AAAAAAAABCk/Rv1W-eC4Z4Y/s1600/christie2.jpg

A distribuição de episódios entre as temporadas é bem desigual: tem temporadas de apenas 2 episódios longos, e outras de 8 ou mais episódios curtos.

Algo que achei muito interessante nessa série foi a durabilidade: vinte anos! É muito interessante notar a melhor caracterização dos personagens, maior sofisticação e qualidade de imagem, embora nada extremamente berrante.

Claro que tenho as minhas (muitas) críticas ao seriado. Por exemplo, não gostei da linha cronológica confusa que traçaram. Também senti que suprimiram muito as explicações do Poirot na resolução dos casos, além de, com o tempo, terem criado maior liberdade poética (acrescentaram cenas no enredo, mudaram a identidade do assassino, suprimiram certos acontecimentos). Maioria das mudanças achei decepcionantes porque, sinto muito, sou purista quando o assunto é a Agatha ^^"

Também tenho uma crítica quanto ao bigode do Poirot! Le bigodón transformado naquilo... Mas é a vida.

http://ic.pics.livejournal.com/rpowell/24684155/330214/330214_original.jpg

A Agatha Christie foi uma escritora de grande sucesso e muitos (muitos mesmo!) dos seus livros foram transformados em filmes, seriados, e há inclusive um anime. Passei a procurar todos esses vídeos esses dias, mas andei tendo dificuldade para encontrar com boas legendas para português brasileiro. Alguns episódios têm uma legenda atrasada ou adiantada.

De qualquer forma, aqui o link para a página do UK Series Download, que foi o único lugar em que achei tudo para baixar. Estou procurando também o seriado da Miss Marple *a que tem o sonho particular de ter TODOS os filmes feitos com base em livros da Christie*

Eu sei que mais falei de defeitos do que de qualidades, mas para uma apaixonada como eu, mesmo aquele seriado é muito bom. Não se pode negar o cuidado com muitas coisas, a qualidade dos atores, etc. Sim, é muito interessante você de fato ver o Poirot, com seus maneirismos e egocentrismo, o Hastings com sua inocência... A Miss Lemon infelizmente foi bem modificada, mas tornou-se uma personagem bem mais participativa e carismática. E o Inspetor-Chefe Japp também me pareceu bem próximo do original (talvez um pouco mais bem-humorado). Mas adito que ainda não perdoo muito bem algumas modificações muito grandes que fizeram (a tal da linha cronológica, que achei confusa e/ou reorganizada).

http://www.gentlemansgazette.com/wp-content/uploads/2012/04/arthuh-hastings-his-clothes-in-agatha-christies-poirot.jpg

Além de finalmente ver os personagens, tem o próprio enredo da Agatha Christie, com seus suspenses e explicações, implicações psicológicas, falsas pistas (e as verdadeiras)... Ainda é muito interessante ver em vídeo coisas que li ainda quando pré-adolescente.

De forma que ainda fica a dica ^^

Até mais! ♥

4 comentários:

  1. EU AMO POIROT VAMOS SURTAR SOBRE ELE JUNTAS??? OMG QUE FELICIDADE <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KYAAAAH, CHAD, QUE SURPRESA!!! VAMOS VAMOS VAMOS ♥ ♥ ♥

      Excluir
  2. Shame on me, nunca parei para ler Agatha Christie, ainda que saiba que as histórias tenham elementos que eu adoro!

    Fiquei espantada com a duração da série... 20 anos é tempo pra caramba! Ainda que eu tenha acompanhado, sei lá, LOST e CSI, que têm vááárias temporadas, não tenho ideia de como ser fã e esperar tanto! Acho que surtaria! O bom é o estúdio!

    E boa sorte: tenho certeza que você terá todos os filmes na estante! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asaushasuh XDD Acontece, é tanto livro para ler! ♥

      Sim, eu também fiquei bem espantada! o_o mas como tem temporadas com só 2 episódios no ano todo, acredito que fosse bem fácil de acompanhar. Se você ver o link, verá que as temporadas têm uns anos entre elas, e vão diminuindo as quantidades de episódios, de forma que acredito que não fosse muito difícil de acompanhar. Mas, com certeza, haja paciência XD

      Obrigada! Mas nem preciso ter na estante, basta no PC ♥

      Excluir