quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Samhain, Halloween ou... Dia das Bruxas!

Olá! ^^

halloween, de sandara

Como fui marcada naquela tag de Halloween, decidi fazer um post a respeito do dia em si. E nenhum dia melhor para postar do que 31 de Outubro, né. Aviso que pesquisei especialmente no Wikipédia, mas que me pareceu bem confiável. Tenho amigos que gostam de mitologia celta, eu mesma pesquisei um pouco a respeito, então acho que não vai sair uma bobagem muito grande, até porque as coisas mais duvidosas eu não vou falar. Acrescentei algumas coisas de pesquisas em sites sobre religião celta.



Samhain

Bom, começarei pelo princípio: o druidismo. Esse é o nome da religião relacionada aos celtas. Infelizmente, como a tradição dos druidas era exclusivamente oral, ou muito mais popular por meio da fala, não se tem muitos registros escritos sobre o festival que originou nosso Halloween. Mas, de qualquer forma, o que se tem sobre?


Parece que os celtas separavam o ano em duas estações: inverno e verão. Samhain seria o evento de celebração do fim do verão, portanto o começo do inverno, e também o evento de passagem do ano. Ou seja, sim, seria essa época o fim do ano deles, a tal "última semana de Dezembro" para nós XD.

Não me arrisco a dizer datas fixas, então: as festividades durariam mais ou menos uma semana, entre o fim de Outubro e começo de Novembro (no Wikipédia consta entre 30/10 e 02/11).

Ok, aí isso tem muito pouco a ver com morte, não é? Sim, ao primeiro olhar, exatamente.

É aí que entra muito da própria crença dos celtas, toda muito diferente do cristianismo. Eles tinham uma grande relação com a natureza, de forma que os "templos" deles eram a própria floresta, em geral. Os eventos seriam em ar livre, e sempre o contato e o ciclo da natureza sendo celebrado. E eles também tinham uma outra noção de morte: para eles, os mortos não eram malévolos, e também não eram julgados por Céu ou Inferno.

Parece que para os celtas, o início do Inverno também era a época em que os mortos se levantavam (as almas, tá, gente?) e iam visitar seus familiares, pegar comida e se aquecer (porque era Inverno, né). E, não, isso não era assustador. Era uma visita. Além disso, também havia a crença dos celtas de que existiam fadas e duendes que viviam em um outro mundo, muito próximo do nosso, e que havia uma espécie de véu, algo que separava os dois mundos e era isso que fazia com que nós, humanos, não pudéssemos ver os seres mágicos. Durante o Samhain, esse véu de dissipava temporariamente e os dois mundos ficavam livremente ligados. Assim também era possível antever os mortos.

Puxa, muita coisa, né? Não sei se é 100% verídico, mas parece que essa seria uma breve base.




All Hallow's Eve

Segundo Google e Wikipédia e gente que sabe inglês, isso significa "Vigília de Todos os Santos".

Bom, como se sabe, o druidismo caiu, extinguiu-se, e foi bem combatido pelo cristianismo, em especial o catolicismo. Acredito não ser muito segredo que muitos dos eventos de religiões pagãs foram englobados pelo catolicismo, como meio de tornar mais fácil a assimilação da nova religião. Uma dessas coisas foi o Samhain.

Foi instituído o Dia de Todos os Santos em 1º de Novembro. Não sei dizer, e não achei confirmação, de que essa data teria sido escolhida por causa de Samhain. O fato é que é um dia santo, em que se celebra a honra de todos os santos e mártires. Parece que isso começou no século VIII D.C., quando um Papa dedicou uma capela romana aos santos e pediu para que o Dia de Todos os Santos fosse comemorado em 1º de Novembro. Cogita-se que a razão dele ter feito isso teria sido justamente misturar as duas festividades, mas não se tem certeza. O artigo do Wikipédia sobre o Dia de Todos os Santos é bem completo e cita muitos estudos defendendo a intenção de agregar a data do Samhain em uma festividade cristã e assim combatendo o paganismo.

De qualquer forma, sendo em 1º de Novembro o Dia de Todos os Santos, a noite anterior é a Vigília de Todos os Santos. Eu, de forma BEM pessoa, acredito que se era uma noite em que os mortos ficavam pelas ruas, para o cristianismo era muito bom ter todos os santos vigiando, mas enfim. Opinião pessoal.

Outra influência dessa festividade é o nome: foi ela que, com o passar dos anos, originou o termo Halloween. E, só a título de curiosidade, acho, desde a instituição do Papa até muitos anos além, durante a catequização da Grã-Bretanha, os festivais celtas foram vividos e passou a ter uma certa confusão quanto às duas festividades.



A atual festividade

O Wikipédia dá justificativas históricas para o surgimento de cada elemento, coisa que achei bem interessante. Por exemplo, parece que o costume das fantasias surgiu na França, durante a ocorrência da Peste Negra. As pessoas se fantasiavam de seres mágicos, com o tempo passaram a decorar também a casa, etc. A função seria de relembrar que todos nós morremos, era a tentativa de deixar a ideia da morte mais presente.

Não é muito difícil notar que foi uma festa que sofreu muitas transformações ao longo dos séculos, tendo influência de eventos históricos, preferências culturais, etc. Ela atualmente nada tem a ver com o Samhain, e também não com o Dia de Todos os Santos. Há maior influência e força das fantasias e de elementos de terror, embora na base a ideia seja de se disfarçar de qualquer coisa do folclore (poderia ser um elfo ou uma fada, por exemplo, não apenas vampiro, fantasma, múmia).

Nos países mais relacionados à cultura anglo-saxã e com a Grã-Bretanha, o costume ainda é muito mais forte, mas ainda assim a festa já é universal há alguns anos. Aqui no Brasil já é bem comum a ideia de se fantasiar, pensar em Halloween e já recebi pedidos de trick or treat no prédio onde eu morava XD

Também, para quem não sabe, um pessoal mais nacionalista tentou instituir do Brasil o Dia do Saci-Pererê, na tentativa de substituir o Halloween e valorizar o folclore nacional. Na prática, seria se fantasiar de seres do nosso folclore, para que se relembre das nossas lendas, etc. Eu, particularmente, tenho críticas à ideia (apesar de achar certos pontos interessantes) e ela não se popularizou muito (não sei se "ainda).


Fim! Ufa, espero que tenham gostado! Eu queria ter pesquisado mais, mas tive medo de deixar o post com informações demais e muitos achismos. Também teria pesquisado melhor em inglês, mas também só tive a ideia de postar sobre isso hoje ^^"

Tentei mesclar coisas que li em outras épocas, com coisas que procurei hoje e também com coisas que sei pessoalmente (como a ideia do Dia do Saci-Pererê, que para mim podia começar tendo um nome de mais efeito).

Até mais! Gif

2 comentários:

  1. Nossa, ficou super completo o seu post! gostei bastante! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, obrigada!!! *o* Que bom que achou completo, me concentrei tanto em falar pouco (?) que me pareceu muito por cima... Mas também não tinha muito tempo para pesquisa e, sinceramente, se tivesse pesquisado mais detria me concentrado muito em Samhain e muito pouco no All Hallow's Eve XD

      Obrigada pelo comentário, Chad ♥

      Excluir