sexta-feira, 12 de julho de 2013

Fairy Kei: Apresentação

Oi oi! ♥

\(@ ̄∇ ̄@)/ | via Tumblr

Eu não me interesso tanto por usar Fairy Kei, embora tenha uma SUPER curiosidade e vontade de ver como eu ficaria XD No entanto, tenho uma amiga que gosta muito do estilo e gostaria muito de usar. Mas apenas das roupas não serem muito problema para ela, acessórios estavam sendo. Como acabei procurando a respeito, e encontrando postagens e tal, notei que Fairy Kei ainda é uma moda um pouco "underground". A não ser que você conheça os caminhos, ou alguma coisa, você não consegue encontrar itens.

Assim, decidi tentar fazer uma postagem a respeito, lembrando que não entendo taaaanto disso. A qualquer erro, por favor, me falem.

Peço que reparem que usei bastante os termos "acredito", "creio" e "acho". Isso porque não tenho um conhecimento 100% sobre a moda e estou tirando conclusões baseadas em fotos que vi, postagens que li a respeito. Em nenhum momento minha intenção é instituir regras, e sim de tentar desmembrar o Fairy Kei, facilitando a adoção da estética, tornando-a mais compreensível.

Quando terminei de escrever tudo, notei que tinha ficado um tanto grande e pesado, de forma que dividi em  algumas partes, porque desde o começo do Suit Kingdom me propus a escrever em "doses homeopáticas" XD


Para começar, a inspiração: o Fairy Kei se inspira nos anos 80. Então, vamos a ele:


Umas pinceladas sobre a moda dos anos 80 

Claro que falarei bem por cima, em especial porque quero focar as coisas que lembram o Fairy Kei. Coloquei em lista (olhei os sites Wikipédia, HowStuffWorks e História da Moda) as características da moda dos anos 80, com as que não servem para fairy kei riscadas.

♣ Houve o resgate de elementos estéticos do passado, sendo frequente a visita a brechós para compor um visual "tempo da vovó".
♠ Foi uma época de estilos muito diversificados, em que ao mesmo tempo que se pregava coisas antigas para compor seu visual, trabalhava-se nelas de uma forma original e nova.
♥ Excesso de tudo, em especial de cores cítricas (influência new wave), neon, estampas, e detalhes como laços, rendas e fitas.
Houve a mistura de elementos de roupas masculinas e femininas. Alguns artistas homens usavam maquiagem e algumas mulheres usavam blusas com ombreiras.
♣ Uso de peças esportivas (collants, tênis, polainas, sapatilhas, etc) na roupa do dia-a-dia, incluindo roupas em materiais como lycra.
♠ No visual feminino, a maquiagem era bem colorida e forte e havia uma grande ocorrência de sobreposição de peças.
♥ Uso de acessórios com feeling futurista, como acessórios de plástico/acrílico, roupas em stretch e tons metálicos, neon etc.
♦ Cabelos coloridos em cores exóticas e marcantes

   


Creio que alguém que já tenha visto a estética Fairy Kei pode notar a extrema influência dos anos 80 na moda: quase todos os itens lembram o visual. Creio que as exceções seriam o visual futurista, a questão das cores cítricas (usa-se tons pastéis no Fairy Kei) e não haver o uso de roupas masculinas no estilo. É algo extremamente feminino.

     



Também na época dos anos 80, estava em plena "febre" entre crianças muitos desenhos (como os da Hanna Barbera e tal). Os mais fofos, os Ursinhos Carinhosos e My Little Pony ficaram lembrados, até porque combinam com a estética Fairy Kei. Creio que também tem outros desenhos que poderiam servir de inspiração ou estampa, como os Muppet Babies




Pesquisando desenhos, encontrei um chamado "Jem e os Hologramas", que também serviria de ideia para a estética dos anos 80.

Ok, acredito que já deu para entender a ideia

Origem do Fairy Kei

Para essa parte, eu olhei na cara-dura (e copiarei) o que foi dito pelo site Harajuku Lovers:
"O site Style Arena diz que tudo começou em 2007, quando o Sebastian Masudea (fundador da loja 6% DOKI DOKI) decidiu produzir coleções baseadas nas expressões “sensational and lovely”, “not only cute but also happy” e “feeling of unreality” (traduzindo mais ou menos: “sensacional e amável, “não só fofinho, mas também alegre” e “sentindo a não-realidade”).
Não muito depois, uma outra loja chamada Spank, que vendia peças e acessórios de segunda mão, tinha muitos itens “pop disco in 80′s” dos EUA. A marca passou a produzir peças próprias nessa temática."
Assim surgiu o Fairy Kei. Essas duas marcas ainda produzem peças no estilo, e são muito conceituadas entre as usuárias da moda, sendo meio (pelo que notei) as "brands" de Fairy Kei

Um brevíssimo raio-X


Como falei, ela leva muitos dos itens citados como típicos dos anos 80. O Fairy Kei, apesar de ser fácil de reconhecer, não tem regras de silhueta como, por exemplo, Lolita Kei. Mas ainda assim tem coisas "obrigatórias", porque são elas que deixam o outfit com clima de fofura, infantilidade e feminilidade. Tentarei falar separadamente de cada, lembrando que, pelo que notei, o único item obrigatório mesmo é a presença de tons pastéis e todo o resto parece ser apenas para realçar o aspecto "infantil e fofo".

♣ Cores pastéis
♠ Roupas não muito largas
♥ Cabelos em tons claros ou cores-fantasia
♦ Saias/shorts curtos
♣ Sapatos de pouco salto
♠ Uso de babados, rendas e fitas
♥ Maquiagem "forte" com uso de tons claros. Também é comum o uso de adesivos no rosto.
♦ Uso de muitos acessórios, em geral em plástico, biscuit, acrílico. Costumam ter temáticas fofas como coração, estrela, docinhos, e são em cores pastéis. Também podem ter glitter.

Pretendo voltar em breve (ou o quanto for possível XD) com ideias para cada parte e talz. Mas espero que já tenha ajudado ^^

Ah, peguei as imagens aleatoriamente do Google, We♥It e também caí em um site chamado Favim. Então não sei dizer de quem são as fotos em geral, exceto as da Cindy Lauper e da Madonna.

10 comentários:

  1. Muito legal a comparação com os anos 80! Eu queria ter nascido nessa época sabia. Cindi Lauper é linda! ♥
    Eu curto Fairy Kei, mas acho colorido demais. Paste l Goth tem mais haver comigo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, anos 80 é pura cor! Mas acho que sou mais vintage -qqq Penso muito nos anos 50/60 *-* Mas, sim, também adoro a Cindi Lauper!

      Entendo XD Se tudo der certo, depois de Fairy Kei vou abordando mais outros estilos e tal ♥ Espero ter disciplina para tanto!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Yeah, it is! I really loved it! ♥

      (Sorry, my english is horrible...)

      Excluir
  3. Não tinha visto o post ainda, ficou muito bom! Adorei as fotos dos anos 80 ;D
    e tb não tinha visto o lay novo ~~ ficou muuito lindo! <3

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waah, obrigada, Carol! *-* è sempre bom receber elogios de alguém que entende mais do assunto XDDD

      E, né, eu também adorei o layout novo! Não pretendo trocar tão cedo ♥

      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei essa pincelada! ^^ Ficou muito interessante, parabéns! ^^
    Aguardo a continuação!

    ResponderExcluir
  5. Acho que vi uma Cindy lauper .A.

    ResponderExcluir