quarta-feira, 13 de março de 2013

Maquiagem e dúvidas

Oi oi ^^

Creio ter comentado que queria retornar mais "às raizes" do Suit Kingdom, e aproveitando que estou meio perdida, acho que seria um jeito legal (????).

A proposta do Suit sempre foi a de eu ir aprendendo junto com quem lê (ou aprender com comentários), falando cada passo a passo. Talvez seja algo muito aos poucos, mas acabo achando que quem está começando há pouco pode ir mais "certeiramente" nas dúvidas de outras iniciantes. Acho que dá para notar que ando bem desorientada quanto a muitas coisas, em especial maquiagem... Numerarei.

♠ Notei que não estou conseguindo escolher um tom de base que se adeque ao meu rosto.
♣ Estou insatisfeita com meus produtos de cuidados faciais. Mesmo procurando novos e já tendo até encomendado, isso está me angustiando.
♥ Comprei muitas e muitas maquiagens, e agora não sei filtrar o que me ajudará do que não ajudará.
♦ Estou cogitando adotar um pouco da estética gyaru (como a Rika escreveu aqui em uma postagem sobre a anatomia gyaru), quanto a sobrancelhas e contorno para os olhos ficarem maiores, por exemplo.

Descobri (tardiamente, eu sei :x) que as maquiagens gyaru podem combinar um pouco com lolita, ou serem adaptadas para o estilo. Entre as lolitas (ao menos as brasileiras) é comum o uso de circle lenses, cílios postiços e pele bem... Cahem... Rebocada :'DDDDD

Particularmente não me interesso muito por exagerar muito em maquiagem, mesmo que pareça natural, em especial quanto a base. Acho, sempre e sempre, que maltrata a pele e que o melhor é que em geral eu deixe minha pele respirando e etc. Então dou mais foco em cuidar da minha pele, e já vesti lolita cometendo a "heresia" de não preparar a pele (e não, não me arrependo XD).

Enfim, junto com essas dúvidas sobre maquiagem, também há as com roupas, né. É muito confuso ter muitas coisas para comprar, ainda mais quando se está perdida quanto a que estilo adotar e está um pouco desiludida com a forma que usa o atual. Fica difícil ter prioridade, e com maquiagem acabo ficando meio assim também: sem saber que itens adquirir.

Então decidi postar as minhas maquiagens, em um guia do que NÃO fazer ^^"


 Guia da Alice-chan do que
NÃO fazer na hora de comprar maquiagem

Base Contém 1g
BB Cream Skin Food
Começando pela base (trocadilho, alguém notou? 8D), acredito ter errado o tom de ambas. Elas são mais claras do que a minha pele, acredito. Em especial quando passo o BB Cream, meu rosto fica bem diferente do resto do corpo (fica mais rosado/apessegado) e acaba ficando meio artificial. Em outro post falarei mais sobre isso...

Duo Blush Contém 1g
Este sinto que não foi um erro comprar! Gostei dele, tem um tom bom e tal (uso as duas cores juntas) e, no geral, não sinto que foi ruim ter comprado. Mas há um porém: o preço. As coisas da Contém 1g não são muito baratas e se eu tivesse pesquisado mais e deixado tudo para menos em cima da hora, provavelmente não teria cometido tantas besteiras financeiras.

Pó compacto Adcos
Corretivo Contém 1g
Acho que o corretivo é a única coisa em tom certo que tenho (digo, no tom mesmo que devia ter e tal). O pó é, também, muito claro para o meu tom de pele, e entro com uma ressalva: exceto pelo BB Cream, tudo eu comprei com vendedoras e elas que me aconselharam quanto ao tom. Como voltei da praia há pouco tempo, talvez seja devido à minha atual "morenice" (:'DDDD) que os tons estão estranhos, mas antes mesmo de eu pegar sol já houve uma amiga que comentou sobre achar o pó muito claro para o meu tom de pele.

Rímel O Boticário (nem o encontrei no site da Boticário)
Rímel Avon (idem)
Rímel Maybelline
Creio que nesses eu não errei muito. Mas eu devia ter me informado melhor sobre rímeis. Quando comprei o da Boticário, há muito tempo (na realidade, ele estava guardado há literalmente anos, eu só usei duas vezes e da foto foi para o lixo), queria algo com efeito do Super Shock da Avon. Usei e gostei muito do da Avon, até que não resisti a experimentar o da Maybelline, que é o que uso atualmente. O que me arrependo quanto a essas compras é que nenhuma foi procurando marcas cruelty-free, ou me informar decentemente. Em especial o da Maybelline me causa arrependimento, porque eu já estava pensando e pesquisando sobre produtos cruelty-free, e comprei-o mais no desespero e consumismo. Usarei o Maybelline até o fim, mas não pretendo comprar de novo e procurar algo mais ético.

Enfim, só resumindo: todos são bons e tecnicamente não acho que errei. Só devia ter me atentado mais a procurar produtos que tivessem o que eu queria em vez de comprar o que me falaram que era bom (até porque quase ninguém que conheço se preocupa com procurar marcas cruelty free ou veganas).

Batons da Natura e Contém 1g
Batons são minha paixão e essa mini-coleção eu fui fazendo com o tempo XD Não acho que errei com batons. Apenas aconteceu Natura de embalagem azul não ser no tom que eu queria, mas acontece XD O que notei era que não precisava de tantos tons, e comprei todas cores meio parecidas ^^" Na realidade, há mais batons que tenho, mas não achei para fotografar. No geral estou satisfeita com eles.

Rímel colorido Contém 1g (não tem mais)
Lápis colorido Contém 1g (não tem mais)
Duo de lápis olho/boca Natura (e não tem mais...)
Todas compras feitas no "fogo de palha" e, a rigor, nada se provou muito útil. O lápis é útil, mas podia ser mais fino. A dupla colorida foi jogar dinheiro fora, sinto, porque nem mesmo comprei em uma cor que me agrade tanto. Foi mesmo "uou, coisas coloridas! Quero lápis e rímel!" e só tinha em laranja as duas coisas.

Batom líquido Natura
Gloss de marca random
Nenhum arrependimento ^^

Lápis Maybelline (não achei)
Delineador líquido Panvel
O Panvel é da fase em que comecei a acertar. É uma maquiagem na qual não paguei caro, é cruelty-free e gostei muito do resultado. O lápis ao lado simplesmente brotou nas minhas coisas certo dia O_o' Acredito que alguma amiga esqueceu na minha casa ou algo assim e ficou por isso mesmo. Tentei usá-lo, mas não gostei. No geral não me entendo com lápis.

Pincéis Contém 1g
Chegamos à minha coleção de pincéis, o que é um problema (?). Para menor confusão, coloquei link nas palavras, colocando qual seria o pincel ideal para cada coisa, no catálogo da Contém 1g. Novamente fui confiar 100% na vendedora, mas... Bom, devo avisar que as vendedoras de Contém 1g da minha cidade não são boas. Elas só querem que você compre e compre mais e mais, e se você não entende de maquiagem você compra gato por lebre. Os dois pincéis de cima me foram vendidos para sombra (e depois descobri que um era para corretivo em pó), batom (esse tava certo, mesmo, e gosto muito dele XD), delineador (!!! Este era o para delinear sombra, fui descobrir com uma vendedora decente e vendo vídeos! O para delineador em gel é menor!!!) e blush (certo).

Ou seja, este erro foi: entenda do que está comprando!

Sombras Contém 1g, Natura e marca random
As da esquerda são de antes de lolita e tal, então nem tem muito o que "criticar". O de marca random está novinho em folha, como dá para notar. Eu não me maquiava para nada, mesmo, e lembro que não gostava de passar sombra. Na realidade, ainda não gosto e apesar dessa coleçãozinha eu só diria que sei usar a sombra prateada (tentei aprender a dar uma contornada, aquele efeito de olhos maiores e blah), sendo substituída pela branca, que comprei há pouco. Muitos errinhos nessa coleção da direita, que fui comprando sem saber direito o que eu queria. Mesclando o rosa e o vermelho dá um tom do qual gosto bastante, mas no geral...
♠ Cores que eu não sei para quê usar (agora vou pesquisar em tutoriais de maquiagem e tal o que posso fazer com o material que tenho. Mas isso não muda que eu devia saber antes o que quero fazer, para comprar o material certo! XD)
♣ Compras feitas no susto, com gastos desnecessários.

Primer Contém 1g
Fixador de sombra Contém 1g (ou algo assim)
Destes eu gosto bastante, e não sinto que foi um erro, exceto pelo preço pago ^^"

Estojo de marca random
Este, na realidade, foi meu primeiro estojo de maquiagem. Meu avô me deu, e sinto que eu poderia usar as cores existentes nele... Se entendesse de sombras!


Então, resumindo, aqui vai o que aprendi por conta própria sobre o que fazer na hora de comprar maquiagem:

♠ Procure maquiagens de boa fixação, que você não tenha que passar 1kg do produto para ter o que deseja, que você não tenha que "se morrer" para retirar essa maquiagem, sem contar o óbvio de ser algo que não te causa alergia. Em resumo: produtos de qualidade.

♣ Verifique reviews de maquiagens, preços, alternativas de marcas, para não pagar muito caro pelos produtos que quer. Particularmente, eu acho que poderia ter comprado mais da Panvel e menos da Contém 1g.

♥ Não compre no susto. Planeje o que comprará e se participará de algum meeting ou qualquer coisa assim, planeje antes o que usará e tal. Já me aconteceu de só comprar produtos para cuidados faciais e me preocupar com isso apenas uma semana antes do meu primeiro meeting :'DDDD \tragédiaanunciada

♦ Pesquise o que quer. Sabe aquela parte do livro do País das Maravilhas, em que a Alice pergunta ao Gato que caminho pegar para sair dali, e no fim era só ir andando, porque com certeza chegaria a algum lugar? Bom... É importante você saber em que lugar você quer chegar! XDD Veja que tipo de maquiagem gostaria de fazer, o que você sente que seriam coringas para se maquiar e testar coisas.

♠ Veja tutoriais de maquiagem, dicas, etc etc etc, para ter informações sobre como usar os produtos que adquiriu. Como ainda não comecei direito a fazer isso, só sei indicar a Viiixxxen (o pouco que vi adorei e achei útil). A Rika tem uma postagem falando sobre maquiagem.


Espero que isso tenha ajudado! Sempre li sobre erros que se pode cometer, mas com maquiagem nunca consegui visualizar muito bem o que se poderia comprar de tão errado (???). Então acho que post com imagens e tal fica mais claro, objetivo e elucidativo.

Eu tenho outras maquiagens, como delineador em gel, base e pó minerais, mais batons... Mas ainda não tenho um único lugar para guardar tudo e não consegui achar para a postagem. Mas, exceto pelos batons, o que não apareceu por aqui é coisa que eu tanto não uso que cheguei a esquecer da existência. Em suma, mais compras inúteis =_='

Como esta postagem ficou muito longa, farei outra para falar dos meus cuidados faciais x.x'

Abraços de batom com gostinho de morango com chantilly :3 (?)

2 comentários:

  1. aaaii Alice!! *O*
    vim correndo pra comentar porque eu literalemente preciso de socorro nisso.

    tenho bastante maquiagem que compro na agonia literalmente.
    a verdade é que sou cosplayer ..e coisas coloridas são necessárias ..mas ai tenho um problema: minha inexperiência em procedimento pra maquiagem - que seja funcional

    sinto que careço dos produtos certos (principalmente porque agora a pouco tenho percebido que minha pele é meio oleosa e sujeita a acne....¬¬")

    tenho usado muitos produtos pra tentar mante-la limpa porque literalmente entrei em panico.

    e por isso sempre quando olho pras minha sombras e bases e blushezinhos com vontadezinha de usar eu penso- opaaa se usar esse ou esse ou esse produto ..com que cara vou estar amanhã?

    alem do que apesar de ter delineadores a rodo não consigo usa-los porque meu traço é tão preciso e firme quanto gelatina .-.

    acho que preciso de um curso de auto-maquiagem ...=/
    que fazer nesse aspecto?
    tenho lido muito visto blogs e videos .. principalemnte pra cosplayers... e eu mesmo jah revendi cosmético.. então as vezes é necessário usar o que se vende pra vender =P

    eu uso mas fica aquela coisa tipo por exemplo- poxa eu usei esse lapis desse jeito mas o efeito não tah bom ..que farei?

    preciso de socorro né...

    será que tenho solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim! ^^ eu mesma, nunca tive um bom traço com delineador e/ou lápis, e foi com um certo treino que acabei aprendendo um pouco XP

      Infelizmente não sei muito a respeito, mas pelo que entendi é importante:
      - Saber o que valoriza o seu rosto. Por exemplo, meus olhos são pequenos. Se eu passar lápis na parte de dentro, eles ficarão MENORES ainda DDDD: Acabo optando por não passar por dentro e nem por fora (não consigo passar embaixo por fora. Existem cílios lá e- enfim...), então uso uma sombra meio escurinha lá. Parece que também dá para passar lápis branco na parte de dentro do olho (sabe, a pele que temos entre o olho e o cílio).
      - Cuidar da pele. Por cuidar, parece que seria um ritual de limpeza: sabonete, fluido de limpeza, tônico facial e hidratante. Hidratante para peles oleosas.
      - Treinar D: Essa é a parte que menos gosto, porque no geral a gente precisa lembrar de passar algo para nem ir a lugar nenhum! Eu só lembro de passar delineador quando vou sair e quero passá-lo, poxa! E aí?! Olha... Ainda não achei a solução para isso =_=" O que fiz por um tempo foi arriscar e me atrasar para onde eu ia, pq ficava tão ruim que eu tirava logo em seguida.
      - Ter um bom hidratante (na verdade, bons produtos para cuidados faciais) e demaquilante. Pelo que entendi, se você lavar bem seu rosto, limpar e etc depois da maquiagem, ela não fará mal a sua pele.

      Como você é cosplayer, deve ter de usar maquiagem mais pesada e parece que neste caso no dia seguinte (e no mesmo dia) em que fez a maquiagem e a tirou, é bom passar mais hidratante. Hidratante, no nosso caso, voltado para peles oleosas >___> E INFELIZMENTE é só testando que achamos algum que se adeque ao nosso rosto! D: Estou até agitando uma postagem sobre a minha não-adaptação aos meus dois primeiros hidratantes faciais...

      Posso tentar fazer uma postagem a respeito, para tentar ajudar mais >: Mas aviso que sei coisas muito básicas e tal, e muito mais voltadas para cuidados do que maquiagem em si.

      Espero ter ajudado ao menos um pouquinho!

      Excluir