terça-feira, 10 de abril de 2012

Alimentos Orgânicos

Olá, lolitas!

Já fazia um tempinho que eu queria falar sobre alimentos orgânicos! Me dei conta de que sabia o que era, e que era mais caro, mas vem a pergunta: de fato agrotóxicos e etc fazem tanto mal assim, ao ponto de necessitar disso?

A resposta foi meio além do que eu esperava. Então preparei uma postagem o mais completa que consegui sobre isso :3


5100920_f520_large
Imagem retirada daqui
O que são

Apesar do nome (na minha opinião) ser um tanto impróprio (afinal, qual comida é reciclável ou qualquer coisa que o valha?), alimentos orgânicos são os que não foram cultivados aplicando-se agrotóxicos e fertilizantes químicos.


Por que são mais saudáveis?

Para quem não sabe, agrotóxicos são venenos aplicados nos legumes, frutas e verduras para matar insetos e outros bichos que por ventura possam comê-los e estragá-los. Esse veneno é fraco e afeta bichos pequenos, mas em grande quantidade também pode afetar pessoas.


Benefícios

Ser mais saudável é só o começo. Aqui vai uma listinha com as vantagens do alimento orgânico ^^

1- Claro, como eu já disse, é mais saudável por não haver a ingestão de substâncias químicas tóxicas.

2- Alimentos orgânicos são mais nutritivos

3- Procutos orgânicos são mais saborosos, por terem o sabor original dos alimentos, sem a influência dos aditivos químicos.

4- Protege futuras gerações de contaminação química, por não contaminar a terra onde é feito o plantio

5- Evita o desgaste do solo (erosão, queda de fertilidade e produtividade) por fazer uso de técnicas agrícolas orgânicas, tais como compostagem, rotação de culturas, etc.

6- Protege a qualidade da água, uma vez que a água subterrânea não se contaminará com os produtos químicos.

7- Respeita a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal, criando ecossistemas saudáveis.

8- Ajuda os pequenos agricultores, uma vez que a maioria da produção orgânica provém de pequenos círculos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento.

9- Economiza energia.


Desvantagens

A única é o preço maior de mercado, causado por ser uma produção menor com custo maior.


Carne e ovos orgânicos

São produzidos com gado e aves que não recebem hormônios, anabolizantes, antibióticos e qualquer outro tipo de produtos inorgânicos. Parece que foram feitas pesquisas que confirmaram que essas substâncias, a longo prazo, causam mal ao ser humano. Desconheço se esses animais também são alimentados com grãos orgânicos (quem souber, por favor, me fale ^^), fato que me leva ao próximo tópico:


Carne não tem agrotóxico?

Infelizmente, tem. Há quem rebate a dieta vegetariana dizendo que quem come verduras acaba ingerindo venenos e etc, produtos que também fazem mal à saúde e portanto não comem coisas mais saudáveis do que os onívoros. No entanto, os que comem carne também ingerem agrotóxicos, já que os produtos inorgânicos que estão presentes nos vegetais com os quais os animais são alimentados ficam na carne dele. Da mesma forma que faz mal para humanos e fica no nosso corpo, fica no dos animais.


Espero que essa postagem tenha sido elucidativa ^^ Espero melhorá-la conforme conseguir mais informações sobre isso...
Visit: Cookie-Bits.Net

3 comentários:

  1. Gostei bastante dessa postagem. Fiquei com vontade de me informar sobre carne e ovos orgânicos, pois seria uma boa opção para mim uma vez que minha saúde não parece me permitir seguir a dieta vegetariana, e pelo menos, parece ser uma forma mais humana de se criar animais xD

    ResponderExcluir
  2. é difícil encontrar orgânicos aqui! Uma vez, a minha irmã, foi para o interior e foi visitar uma fazenda, mas eles usam muito agrotox, ela ficou com uma super alergia, terrível, e olhe que ela só passou perto das plantações, ficou toda embolada e vermelha, imagina isso no nosso organismo!

    ResponderExcluir
  3. E quando se é vegetariano é bom se informar mesmo quanto a isso, a maioria das frutas que como são do sítio da minha mãe.

    ResponderExcluir