quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tentando desvendar lifestyle - introdução

Eu sei, ainda nem estudei o suficiente da Moda Lolita e já estou às voltas com lifestyle. Acontece que lifestyle lolita é algo que me confunde muito, e que me dá agonia não entender. Assim, decidi fazer como na moda lolita e tentar ir passo a passo, registrando todas as minhas dúvidas, traumas e receios (?).

Primeiramente, lifestyle é uma armadilha. Porque parece ser simples, mas não é.


O que é lifestyle?

Todas para quem perguntei definiram lifestyle lolita como: ter hobbies que levam você além das roupas lolita. Esses hobbies se relacionam com a moda lolita, por isso são chamados de "hobbies lolita" ou "hobbies lolitosos".


Um erro sobre lifestyle

É achar que é se comportar meigamente, sem beber, fumar, fazer coisas consideradas "not roriita" por não serem meigas, ou doces ou delicadas. Tem quem ache que ser lifestyler lolita é se comportar como uma dama. Bom, não é exatamente por aí.


Tendo essas duas coisas esclarecidas, entro no meu problema: o que vem a ser hobbie lolitoso?! Rechearei as postagens desta coleção com perguntas para as quais tento achar respostas. Por favor, se você se interessar, me ajude a pensar sobre isso. Ressalto que não sei nada sobre lifestyle lolita. Tendo isso esclarecido, colocarei quem me disse cada teoria (já ouvi umas três teorias diferentes sobre lifestyle lolita), afim de me localizar.

Também já aviso que não me interesso em ser uma lifestyler. Só quero entender o que diabos é isso.

Por fim, aviso que pretendo, quando acabar essa pesquisa, fazer um resumo sobre isso, afim de facilitar o trabalho de qualquer iniciante.

3 comentários:

  1. eu chego a conclusão que é mais fácil as pessoas dizerem que tem seu próprio lifestyle invés de ficar falando que é "lolita". isso só complica as coisas e não entendo porque as pessoas insistem nele. o post da yuuko reflete bem o que eu penso a respeito: http://godsavethelolitas.blogspot.com/2010/07/desvendando-o-temido-lifestyle-lolita.html

    ResponderExcluir
  2. Lifestyle lolita é algo que nunca consegui compreender por inteiro! É algo que dá loopings na minha cabeça... Mas, posso dividir algumas divagações contigo?!!

    À primeira vista, eu relaciono lifestyle lolita com o modo de viver das damas da era vitoriana (ler, pintar, bordar, aquilo que todo mundo já sabe, portanto, não vou me estender...).

    Porém, duas questões (aqui que eu fico me debatendo): evoluímos consideravelmente - psicológica e tecnologicamente falando - a ponto de que algumas atividades e hobbies vitorianos são praticamente impossíveis de realizar hoje (seja por serem antiquados, ou por serem altamente custosos...). Poderíamos considerar, então, hoje, como constituintes do lifestyle lolita, ler e produzir postagens em blogs e participar de fóruns relacionados à moda, utilizar elementos lolita em nossas roupas (ou fazer os famosos outfits 'a la mode'), e visitar, sei lá, eventos e espaços culturais como teatro, museu, biblioteca?!!

    Outra: tenho certeza de que é impossível viver esse então lifestyle 100% do tempo. Somos muito diferentes, levamos vidas agitadas, temos interesses diversos para além de lolita.

    Minha conclusão: por gostar de lolita, é provável que eu tenha momentos em que pratico alguma atividade relacionada ao período histórico que inspirou a moda. Mas prefiro pensar que, antes de esses momentos poderem estar ligados à lolita, ouço música erudita, me arrisco a estudar violino e flauta, e pesquiso por projetos 'handmade' porque simplesmente gosto, e porque essas preferências fazem parte da minha personalidade antes de qualquer coisa. Como a Rika escreveu, prefiro dizer que este é o meu lifestyle próprio. Assim, a moda faz parte do meu lifestyle, e não eu levo um lifestyle 'de acordo' com coisas relacionadas a lolita!

    Xi, será que deu para entender o que eu escrevi??!! XD

    - Desculpe pelo comentário gigantesco!!! -
    E obrigada pela oportunidade de pensar sobre esse assunto, Alice!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. com certeza, acho que esse ponto de atualizar o que seria considerado lifestyle levando em conta o mundo HOJE (não apenas a era vitoriana) se torna necessário. é inegável que lolitas sejam grandes usuárias da internet já que boa parte de sua fonte de informação e guarda-roupa só é possível através dela. :~ não são raras as meninas que tem forte ligação com a cultura japonesa tb.

    mas, sim, generalizar é sempre um problema. esse que é um dos maiores desafios quando se fala de "lifestyle lolita". até porque não existe um "lifestyle lolita" universal (?). 8D

    "Assim, a moda faz parte do meu lifestyle, e não eu levo um lifestyle 'de acordo' com coisas relacionadas a lolita!" isso faz MUITO MAIS SENTIDO pra mim do que a maioria que costumam falar sobre o assunto. :D é menos complicado pensar dessa forma do que o oposto, já que fazemos algumas coisas que podem se considerar de acordo com essa idéia lolita, e outras TOTALMENTE fora.

    eu acho que a idéia mais crua de "lifestyle" só se aplica a um número MTO pequeno de pessoas (pelo menos fora do japão), como no caso da karine, talvez. é difícil mensurar o que diferencia um lifestyler de uma pessoa que apenas gosta e usa lolita. não temos um parâmetro de, por exemplo, "se a pessoa tem um quarto decorado baseado em estilos similares ao da era vitoriana" ou "se ela usa peças lolitas no seu dia-a-dia pelo menos uma vez por semana" ela seria considerada uma lifestyler. complicado... por isso sempre volto ao parágrafo acima.

    ResponderExcluir