segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Moda lolita: "Termos técnicos"

Motivo para isso: me dei conta de que muita gente (inclusive eu XD) não sabe os nomes das coisas. Então decidi ir pesquisando e postar um apanhado geral das coisas. Lembro que os termos, em sua maioria, são em inglês e eu não pretendo traduzir, embora ache que uma blouse pode muito bem ser chamada de camisa...

Vamos começar de baixo: o que não se vê!

 
Anágua


Função: dar volume e o formato correto à saia.
Por ficar por baixo da roupa, ela é muito fácil de ser esquecida. Mas uma lolita sabe que a anágua é um dos pontos-chave do outfit lolita, pois ela que coloca o formato de sino na saia!


Bloomer


Função: absorver o suor e proteger as pernas/bumbum do tule da anágua, que pode pinicar. Também dá um pouquinho de volume, e evita que vejam a sua calcinha caso bata um ventinho mais forte.
Mais um item que é fácil de ser esquecido, por ficar por baixo da roupa! Na verdade, esse é mais fácil ainda de esquecer, porque, apesar de ter muitas utilidades, a bloomer não faz nada que seja "ponto-chave". Um outfit está completo externamente sem ele. Creio que é por conforto próprio que a lolita decide usar ou não...
 Drawer

 
São bloomers mais compridas, chegando mais ou menos até o joelho. Pelo que entendi, eram mais usadas antes, que se considerava bonitinho as "calçolas" aparecerem. Embora não conheça, creio que há lolitas que ainda usam e acham fofo que apareçam as rendinhas...
Agora vou para o que é visível!
 
 Meia



Sejam brancas, coloridas, estampadas, pretas, meias-calças, 7/8, 3/4, soquetes... Às vezes, quando muito calor, talvez em um ou outro outfit dê para abrir mão, mas é meio perigoso (eu acho), porque as pernas escondidas são o que dão muito o tom de recato que é tão valorizado em lolita. O bom é que, como dá para ver, é um ponto onde pode-se inventar muito! ♥  

 Blouse



São as camisas lolita! Podem ter manga comprida (o mais comum é a manga comprida) ou curta, rendas ou babados, e até lisas... Sem contar ainda as de mangas destacáveis! O mais comum é serem brancas ou pretas, mas também pode-se encontrar em rosa e off-white. Existem em muitas mais cores, mas as mais comuns são essas que citei. É um dos setores onde mais dá para se divertir, acho! Acho que dá para inventar e sair do comum por meio de uma blouse em cores mais ousadas, talvez.
 Cutsew



Cutsews, pelo que entendi (ih, lá vai a confiança por água abaixo XDD), são blusas lolita que não são feitas de algodão, e sim com um material que lembra mais uma camiseta. Pelo que vi, são menos formais e mais comumente usadas em casual lolita.


 Saia


Geralmente na altura do joelho, dependendo do sub-estilo pode ser mais curta ou mais comprida. Tem o tal do formato de sino (ou de cupcake) ou em A (abaixo, falo sobre esse formato de saia), indiscutivelmente. E, claro, precisa manter o tal do recato, mas não pense que isso diminui as escolhas! Já pensou em uma saia preta com rendas, ou azul-claro com docinhos? Talvez prefira uma verde com bolinhas brancas?
 
 A-line

A-line é o formato de saia que lembra um A (não diga, Alice!). É muito comum em classic lolita, embora não tanto nas outras subdivisões. O formato de sino/cupcake é muito mais popular e disseminado.
 
 Jumper Skirt


Também chamado de JSK, é um vestido geralmente de alcinha, que as lolitas costumam usar com uma blouse por baixo. Geralmente não dá certo usá-lo sem a blouse, porque acaba ficando decotado demais (especialmente nas costas), saindo um pouco da intenção de lolita. No entanto, já vi em postagens paralolitas que moram em lugares muito quentes (como o Brasil) se poder usar um ou outro JSK sem blouse. Porém já aviso que é algo meio controverso.
 Onepiece


Onepiece, ou OP, é um vestido de fato: não se usa com blouse. Por esse motivo, ele é mais fechado do que o JSK, sem contar que tem um formato de vestido mais "comum", sem ser daqueles de verão (como o JSK parece ser). Mas, se a lolita quiser, ela pode colocar uma blouse por baixo (parece que tem meninas que usam assim).
 Sapato

O mais comum é terem um salto plataforma (creio ser esse o nome >_<), mas também existem os baixinhos e, dependendo do outfit, pode-se usar botas. Ao que parece, no Japão também pode-se usar sandálias características de lolita! Acho que o sapato é o mais fácil de gravar, pois é um dos característicos do estilo!

 Tea Party Shoes



Como encontrei esse termo no plural, mantive dessa forma. São sapatos baixinhos, bem populares pela Angelic Pretty.


 Rocking Horse Shoes

http://pds.exblog.jp/pds/1/200603/24/37/a0059137_2239165.jpg

Esses sim posso falar com propriedade que são saltos plataforma =D Enfim, são sapatos de salto plataforma que costumam ter essas fitas para amarrar na perna (embora eu já tenha encontrado sem, só com uma fitinha em torno do tornozelo). Ao que parece, o nome do sapato vem do formato do salto, que lembra um "cavalo de balanço".


 Alice Bow



Também conhecido popularmente como "laço gigante comedor de cabeça", é aquele tipo de laço que é enorme e fica bem no topo da cabeça.


 Bonnet



São aqueles "chapéuzinhos" meio de pastora, ou que as crianças usavam de vez em quando. Acho que a imagem é meio auto-explicativa...


 Chapéu Tricórnio



Costumava ser usado pelos homens vitorianos, mas a moda se espalhou e atingiu até mesmo moças e crianças. É o chapéu de três pontas (ou "tricorn hat"), muito popular em outfits Pirate Lolita.


 Parasol



São as "sombrinhas de sol". Ajudam a proteger do sol, obviamente, e dão um ar elegante e doce ao outfit. E, na minha opinião, também dá um tom de antiguidade.


Cá está um resuminho. Procurei ser bem sucinta e me prender a detalhes importantes e básicos. Procurei o máximo que consegui, e que me lembrei, de termos técnicos. Até por ser iniciante, não conheço muitas palavras, mas conforme for descobrindo eu coloco aqui, prometo! ♥  
Peço desculpas, procurei pegar fotos de brands variadas, mas a Baby The Stars Shine Bright acabou predominando D: Pior que nem curto taaanto a Baby... Acho que Body Line também apareceu com certa constância. Peço desculpas por não ter colocado de qual brand cada item é, não me dei conta de anotar quando peguei as imagens e depois ficou um tanto complicado lembrar de tudo. Até porque fui procurando as imagens de forma um tanto aleatória... Tem coisas não-brand aí, também.
Enfim! Espero que tenha sido esclarecedora essa postagem! Acho que foi a que deu maior trabalho fazer (além de demorada), e também foi a mais enriquecedora até agora! ♥  Claro, qualquer informação errônea colocada aqui deve ser corrigida! Então, caso encontrem algum erro, peço que me avisem e corrigirei assim que puder!
Pretendo fazer mais postagens sobre os objetos lolita, um a um. Pretendo. Quero aprender sobre cada uma dessas coisinhas, e acho que será muito elucidativo! Mas, nossa, não imaginei que cansasse tanto pesquisar! Acho que terei que ir com mais calma...
Agradeço à SayakaHime por ter me dado dicas para a postagem ao revisar e mandar sugestões de imagens a serem usadas. E também agradeço à Ichigo, por ter dado uma lida e avaliado se havia alguma informação errada ^^
Beijos de noite estrelada! ♥  
Voltar para Moda lolita: Características básicas                        
Ir para Moda lolita: Tentando se organizar I

7 comentários:

  1. Obaaaa, primeira a comentar!! o/ *Dã!*

    Muuuuito legal ver a postagem aqui no blog, Alice!! Eu estava realmente esperando para vê-la finalizada!! Ficou excelente!! Queria poder colar um monte de estrelinhas!! huahuahaau (mania de professora, deixa quieto!!)

    Acho que o mais gostei de tudo foi poder participar de alguma forma do assunto desse post!! Adorei poder trocar ideias contigo quando me enviastes tudo isso antes de postar! Eu é que tenho de agradecer por ter compartilhado comigo e ainda redirecionar ao meu blog!! Sem palavras!! Obrigada e vamos aprendendo juntas!! o/ Sempre!

    E, poxa, que linda a imagem do parasol!! Aliás, muitas dessas imagens ainda não tinha visto, porque você incluiu depois!! O bonnet também está maravilhoso, e me lembrou de um modelo que vi para vender na Rococó Soul!!

    Beijos de biscoitos de naipes!! ^^ ~> Vou esperar pela receita!! XD *abusada*

    ResponderExcluir
  2. nossa "laço gigante comedor de cabeça" nunca vo esqueçer
    O_o

    ResponderExcluir
  3. Hime-chan, parabéns por ser a primeira a comentar! Ganhará muitas estrelinhas! ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★

    Fico feliz que tenha achado a postagem tão boa assim! Espero melhorá-la, acrescentando mais termos técnicos conforme for descobrindo-os!

    Me dá muita alegria aprender contigo, gêmea, e claro que tinha que ter algum agradecimento! Tu ajudastes muito!

    Sim, muitas imagens incluí depois. Sendo sincera, o mais trabalhoso foi achar as imagens, demorou bastante (foi isso que atrasou a postagem).

    Beijos de bolo confeitado com a frase "We are all mad here"! ♥

    PS: E espere mesmo a receita, vou achar uma!


    Minho, que bom que a forma que eu defini vai te ajudar a lembrar o que é um Alice Bow! Era mesmo essa a idéia! ^^

    Beijos de laço gigante comedor de cabeça para ti! ♥

    ResponderExcluir
  4. Aprendi mais coisa hoje! Que drawer não é bloomer e que cutsew não é blouse *o*

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom que minha postagem de ajudou de alguma forma! *0* Ganhei a noite, Lady LoLo, muito obrigada!

    Beijos de flores para ti! ♥

    ResponderExcluir
  6. Muito bem explicado e bem-feito <3 adorei.

    Você me deu ideia para uma série de posts no blog! Muito brigada Alice *--*

    ResponderExcluir
  7. Chadias, desculpa, só agora vi seu comentário! T_T

    Fico feliz que tenha gostado do post ♥

    E de nadinha, estou curiosa por ver a série *-*

    Beijos de idéias ♥

    ResponderExcluir