domingo, 4 de setembro de 2011

Cuidados faciais básicos ♥


É, acho que realmente peguei a mania dos coraçõezinhos... Fazer o quê? Eles vieram para ficar, eu acho! Abordando logo o assunto do título, vamos a ele: cuidados faciais! ♥

Admito que sempre quis escrever sobre isso, mas ao mesmo tempo sinto que é chover no molhado... De qualquer forma, aqui está!


O rosto é o que eu (e muitas mais) chamariam de "cartão de visita". Ele é a primeira coisa e a primeira impressão que alguém terá ao te ver. Ele também será a primeira coisa que você vai observar, ao passar em frente a um espelho. E, com certeza, é uma das partes do corpo que, quando bonitas, traz maior auto-estima! Todas nós (eu creio) sabemos que o rosto precisa de muitos cuidados diários, seja para evitar espinhas ou rugas. Talvez muitas das que leem já tenham passado da época daquela pele terrível de adolescente, e tenham aprendido naquela época a importância de uma limpeza facial diária. No entanto, há outras coisinhas a mais, que não sei se todas sabem.

Já aviso que coloquei os processos gerais, que devem ser feitos independente do tipo de pele que a pessoa tem. Obviamente, os cuidados de uma pele seca é diferente do de uma oleosa, mas observando eu acabei percebendo que essas diferenças de cuidado se referem mais a quais produtos podem ser usados ou não. Tendo isso em vista, espero que seja proveitosa essa postagem.

O processo pode ser resumido em cinco simples etapas (ou três): limpeza, tonificação (opcional), esfoliação, hidratação e proteção. Durante os itens eu explico porque a quantidade é tão variada. Vamos a elas:

 ♣ Limpeza
O mais indicado é ser efetuada duas vezes ao dia: uma pela manhã, ao acordar, e uma à noite, antes de dormir. Há um motivo para isso. De manhã, o propósito da limpeza é retirar toda a oleosidade, sebo e etc produzidos durante a noite; e à noite é para retirar a sujeira que se acumulou no seu rosto durante o dia. É muito importante essa limpeza, para desobstruir os poros e cravos não aparecerem. Sem contar que a limpeza matutina ajuda a preparar a pele para a maquiagem e a noturna complementa a ação do demaquilante.
Duas dicas: caso esteja muito calor, deixe sua pele secar naturalmente (a água já vai hidratá-la um pouco); no caso de secar a sua pele ao terminar de lavá-la, não esfregue a toalha no rosto. Explico aqui o motivo: a toalha é muito áspera, enquanto a pele do rosto é muito delicada. Esfregá-la no rosto é o mesmo que lixar a pele. Pois é, não é uma boa idéia. O ideal é encostar a toalha no rosto, sem esfregar, e esperar que ela absorva a água.
Aplique o produto para limpeza em movimentos circulares, fazendo espuma. Depois, enxágue com água fria ou morna.

 ♠ Tonificação
Esse é um processo opcional que está incluso no primeiro (a limpeza), por também tratar de retirar a oleosidade da pele. Se você sentir que, mesmo lavando, sua pele continua oleosa, a tonificação complementa a lavagem. É preciso tomar cuidado, porque a pele precisa de um mínimo de oleosidade, e se você retirar toda a oleosidade natural a pele verá necessidade de produzir mais óleo ainda.
Aplique o produto adstringente ou tônico em um algodão e passe em todo o rosto, fazendo movimentos circulares.

 ♠ Esfoliação
É também importante, e acho que é a etapa mais fácil de ser esquecida. Mas é ela que retira as células mortas e, assim, ajuda na renovação celular do seu rosto. Não é um processo que deva ser feito todos os dias, pois pode causar o mesmo problema da toalha: machucar a pele. Dependendo do tipo de pele que você tem, pode ser duas vezes por semana (seca) a quatro vezes (oleosa).
Aplique com as mãos o esfoliante, massageando em movimentos circulares. Tome cuidado para não usar força demais e acabar machucando o seu rosto ^^" Para retirar o creme, enxágue com água (li que o melhor é usar água morna, mas não posso afirmar).

Hidratação
Hidratar tem uma série de efeitos, dentre os quais estão: ajuda na produção de novas células, evita a envelhecimento da pele e a deixa sedosa e macia. E ainda evita que sua pele fique oleosa, veja só: você tirou a oleosidade natural da pele, deixando-a desprotegida. Isso vai fazer com que seu rosto produza mais oleosidade ainda, para compensar. No entanto, se você passa o hidratante, sua pele não sentirá falta da oleosidade e tudo estará sob controle.
Passe no rosto, fazendo movimentos circulares e para cima. Tome cuidado para não usar hidratante demais, é um erro comum de ocorrer. O ideal é passar uma quantidade que deixe sua pele macia, mas não brilhante (claro, lembre que sempre há o brilho natural da pele).

Proteção
Essa é a última etapa, que pode perfeitamente ser inclusa na etapa anterior, a hidratação. Isso porque a "proteção" se refere à proteção dos raios solares. Ou seja, passar filtro solar! Não parece, mas mesmo na cidade e com tempo nublado, há raios solares nocivos para a pele que podem afetá-la (os tais de UVA e UVB, que pretendo explicar em uma próxima postagem). Claro que você não precisa usar um filtro com fator de proteção (FPS) alto, como 30, mas um 10 já vale a pena.
Caso seu hidratante tenha fator de proteção, claro que não precisa passar mais filtro solar. No entanto, caso  ele não tenha, aplique um com movimentos circulares e para cima. Atenção à quantidade! Especialistas dizem que erramos (e muito) nela e que apenas duas gotas do filtro são o suficiente para o rosto. Mais do que isso deixará a pele oleosa.


Espero realmente que essa postagem ajude alguém! Realmente não sei se estou repetindo informações que todas já sabem, ou se foi útil de alguma forma. Talvez essas informações que coloquei sejam gerais demais e mais tenham confundido que ajudado... Neste caso, peço desculpas. É que pretendo fazer postagens mais específicas, mas sempre acho que o melhor é começar com o geralzão.

Até mais, beijos de estrelas! ★

Nenhum comentário:

Postar um comentário