sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Receita: Chá "anti-gripal"

Em primeiro lugar, eu não creio que exista realmente comidas mágicas que façam a gripe (ou qualquer outra doença) sumirem instantanemente XD Mas acho que existem alimentos que podem fornecer para o nosso corpo as vitaminas necessárias para combater aquela enfermidade.

Quase tudo nesse chá tem alguma propriedade anti-gripal de alguma forma: canela, gengibre, mel, limão, cravo (sobre esse eu não tenho certeza) e açúcar (esse é o ingrediente que motivou o "quase" -qqq)




Receita: vegetariana (hm, dúvidas sobre isso, porque mel é de origem animal...)
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 3 porções


Ingredientes ~

♣ 2 colheres de sobremesa de gengibre picado bem pequeno (se você não é muito fã de gengibre, use 1 colher ^^)
♠ 2 colheres rasas de açúcar
♥ 1 rodela de limão sem casca
♦ Cravo à gosto
♣ Canela à gosto (usei canela em pau, mas também pode-se usar a moída)
♠ 1 litro de água filtrada

Modo de preparo ~

Coloque o açúcar para caramelizar em uma panela/leiteira. quando ele tiver derretido, acrescente os outros ingredientes (menos a água) e coloque o fogo baixo. Vá mexendo até subir um vapor que terá bem o cheiro de todos os ingredientes. Nesse ponto, coloque a água e continue mexendo, até o açúcar diluir da água e desgrudar do fundo da panela. Quando ferver, coe a mistura e sirva! ^^ Se quiser, acrescente uma colher de chá de mel, após o chá servido na xícara.

Dicas e Observações ~

♣ Se prefere o gosto do gengibre mais forte, deixe ferver por mais um tempinho.
♠ Se prefere o gosto do gengibre mais fraco, também pode deixar o açúcar ficar mais queimado: ele camufla o gosto do gengibre!
♥ Um truque para o açúcar queimar mais rápido (antes de derreter totalmente, às vezes) é usar uma panela de fundo grosso.


Já fiz e o sabor do chá é bem forte, mas é gostoso! A fonte da receita foi esse blog: Conversas de Cozinha.

2 comentários:

  1. Hummmmmmmmm, esse chá deve ser uma delícia!!! ^^
    Mel, a meu ver, é vegetal e animal... Mas será que não pode mesmo ser considerado vegetariano? Porque entrariam apenas secreções das abelhas... Confuso, héin?? huhuahauaaa!!

    Só sei que o mel tem papel ativo na receita por suas propriedades antibacterianas!! Quando era pequena, eu usava própolis, que também vem das abelhas! Ajuda o organismo a se fortalecer e acelera bastante na recuperação de gripes e dores de garganta!

    Com esse friozinho que está hoje (estamos com 9º agora)deu uma vontade doida de experimentar!! ^^

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 9º!!! Haja agasalho e cobertor, hein. Hime-chan? O_o

    É, mel é uma coisa difícil. Mas, por ser produzido por abelhas, é considerado de origem animal. Tanto que veganos não ingerem mel... Mas não sei sobre vegetarianos.

    Experimente, é gostoso ♥ Pelo menos eu curti, apesar do sabor forte!

    ResponderExcluir