sábado, 13 de agosto de 2011

Hidratação no cabelo: Considerações Básicas

Este post foi editado na reedição de 20/12/2013. O último item dos cuidados foi adicionado.


É, acho que faço tudo meio fora da ordem... Essa devia ser a primeira postagem a respeito, penso eu. Mas tudo bem XD

Não sou mestra para fazer considerações a respeito. O que sei foi meio na prática, admito. Sei de algumas coisas práticas, mas não a justificativa delas, então procurei encontrar as tais.

♣ Primeiro o mais importante e que, creio, muitas de nós já sabemos: nada de passar o creme na raiz! Isso vai deixar o couro cabeludo oleoso, podendo causar muitos problemas (como, por exemplo, queda de cabelo), sem contar que, com mais oleosidade, é capaz que o cabelo pareça sujo e pesado. Para cabelos oleosos, passe o creme da metade do cabelo para baixo.

♠ Sobre a temperatura da água: tente usar a mais fria possível. Mas, antes de aplicar o creme hidratante, é legal usar uma água mais quente (apenas uma temperatura maior, não fervendo, ok?!), para abrir as escamas do cabelo. E, na hora de enxaguar o creme, uma mais fria, afim de fechá-las.

♥ Claro que você pode usar o melhor creme do mundo, mas ele não será de grande valia se você não massagear o fio. E como se faz isso? Bom, sabe aquele barato do cabelereiro, de ficar passando as mãos por toda a extensão do fio? Meio rápido, parece até que penteando? É aquilo (se alguém não entender, é só falar que tento fazer um trabalho melhor para explicar isso...).

♦ Ao invés de aplicar o creme em todo o cabelo de uma só vez, aplique em mecha por mecha. É legal ela não ter mais do que 4 centimetros de espessura. Você aplica na tal mecha, massageia o fio e vai para o próximo. Depois até dá, na hora de massagear mais, pegar mechas maiores.

 ♣ Saiba o seu tipo de cabelo e pesquise a respeito. Os cuidados para cada tipo de cabelo são levemente diferentes, apesar das dicas que dei aqui servirem, no geral, para qualquer um. Mas há mais cuidados e detalhes que variam de acordo com o tipo de cabelo da dona. Por isso é importante que você saiba que tipo de "fraqueza" o seu cabelo tem!

Creio que são essas as tais considerações básicas... Tentarei pesquisar mais, caso tenha faltado algo! Até! ♥

2 comentários:

  1. Meu cabelo é oleoso e já tinha sacado que a moral é deixar a raiz sem o creme! Eu costumo passar a partir de uns 5 centímetros do início do fio para baixo! E também massageio como se estivesse penteando-o, porque aí já ajuda bastante a desembaraçar!!

    Meu único e irremediável erro: eu não sei tomar banho sem ser com a água fervendo!! Até no verão o chuveiro fica na água morna! E isso danifica para caramba! Além de oleoso, dá caspa! Urghhhh!! Preciso me policiar!! Fato.

    Ótimo post, Alice!!

    Beijo da gêmea!

    ResponderExcluir
  2. É, quem tem cabelo oleoso acho que acaba aprendendo na marra como se faz ^^" Aliás, tenho um presentinho para ti, Hime-chan! Estou pesquisando sobre cabelos oleosos, para fazer uma postagem a respeito!

    Aaah, sobre a água, admito que eu tbm peco ç_ç' Sou igualzinha a vc, mas comigo não fica com tanto problema porque meu cabelo já é meio seco, então fica meio que beleza.

    Muito obrigada, gêmea! <3 Beijinho pra ti tbm! ♥

    ResponderExcluir