segunda-feira, 25 de julho de 2011

Receitas: Cookies

Decidi colocar a primeira receita aqui. Não é vegana, e sim ovo-vegetariana (ok, eu sei que essa classificação não existe, mas enfim). Tirei ela do site do Mais Você, e já provei. É muito gostosa. Modifiquei a receita de forma a ficar mais "entendível", não a achei muito bem-explicada originalmente... E também há umas ressalvas, descobertas enquanto eu fazia a receita. Como eu nunca tinha feito cookies, acho meio importante avisar! =D


Ingredientes ~

♣ 2 xícaras de chá de farinha de trigo
♠ 3/4 de xícara de chá de açúcar cristal
♥ 3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
♦ 2 ovos grandes (usei dois médios - da próxima vez, usar 3 médios)
♣ 2 colheres de sopa de margarina
♠ 1 colher de chá de fermento em pó
♥ 1 colher de chá de essência de baunilha
♦ 1 pitada de sal
♣ 1 barra de chocolate meio amargo picada (180gr - usei 4 quadrados de 50gr cada)


Modo de preparo ~

♣ Em uma vasilha, misture misture o açúcar cristal com a margarina.
♠ Depois acrescente o açúcar mascavo, a essência, os ovos e o sal.
♥ Por último, aos poucos, a farinha peneirada com fermento.
♦ Misture bem até ficar uma massa homogênea.
♣ Acrescente os pedaços de chocolate e volte a misturar até ficar homogêneo.
♠ Numa forma forrada com papel-manteiga (ou, se não tiver, pode apenas untar e enfarinhar a forma), coloque uma colher de sopa da massa para cada cookie. Deixe-os distantes um dos outros, porque  a massa se espalha ao aquecer.
♥ Leve para o forno pré-aquecido em 180º. Deixe-os assando com o forno à temperatura de 200º. Demora cerca de 30 minutos (leia a parte de "Dicas e Observações" para saber como se faz para saber se estão prontos).

Dicas e Observações ~

♣ Acompanhe o cookie, verificando se ele está no ponto usando as mãos. É só ver o quanto ele está mole apertando-o de leve. Ele deve estar molinho, mas não muito. Outra técnica é também tirá-lo do forno quando as pontas começarem a dourar.
♠ Espere esfriar para tirar das formas, porque senão eles desmontam.
♥ Se preferir cookies menores, faça com colher de sobremesa. Mesmo ao fazer um a colher de sopa, não faça colheradas muito grandes, porque (como falei) eles realmente se espalham e ficam grandes.
♦ Quando ainda estão crus, são uns monstrinhos, mas não precisa modelá-los. O próprio calor cuida disso.


Espero realmente que gostem e que eu tenha explicado bem! Qualquer correção, o que quer que seja, me avisem, por favor!

Até! ♥

7 comentários:

  1. Alice, essa receitinha deve ficar uma delícia!! Obrigada por compartilhar!!

    Ah!! E essa nova configuração do blog ficou ótimaaa!! Ficou muito melhor para ler!! :D

    ResponderExcluir
  2. Ah, Hime-chan, bom te ver aqui! Pretende deixar comentário em todos os posts?! XDD

    Fica muito boa, mesmo! E também gostei da nova configuração! Foi uma pena não poder manter aquela fonte antiga, mas enfim.

    Até ♥

    ResponderExcluir
  3. Essa receita de cookies parece com a que eu uso. Outro dia eu fiz cookies e botei um pouco de cacau em pó na receita também, ficou muito bom :3

    ResponderExcluir
  4. Hm, vou fazer o teste! <3 E tá aí um conselho legal!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. eu sou fera em cookies :x gosto muito então faço muito. aprendi suas dicas na marra ç_ç teve uma vez que eu ia levar para a escola chegou e foi definido com *era uma vez um pedacinho no meio do "pote" com cheiro de chocolate e cara e terra batida* (8) :O'mas fica uma delicia ~

    ResponderExcluir
  7. Ahahaa, que lindo XD Você deve ter adorado essa definição XDDD
    Vê se depois me passa a receita, fiquei curiosa *0* Adoro receitas novas!

    ResponderExcluir